Um novo fenómeno vai crescendo no judo nacional. Tais Pina conquistou este sábado a medalha de ouro da categoria -70 kg do Grand Slam do Cazaquistão, em Astana, o primeiro pódio português na competição e um resultado de elite para a atleta de 19 anos.

Na final, a portuguesa levou a melhor sobre a croata Lara Cvjetko, sexta do ranking, por «ippon», com mais de dois minutos de combate de sobra.

É o ritmo ideal para visar os Jogos Olímpicos deste verão. Depois da prata em Antalya em março, eis novo pódio em Grand Slams. Importa recordar que Tais Pina é 36.ª do ranking.

Antes da final, a judoca eliminou Yu-Jung, de Taiwan, por «ippon», e a eslovena Anca Pogacnik por «waza ari», afastando ainda a italiana Kim Polling e a inglesa Katie-Jemima Yeats-Brown.

A restante comitiva nacional

O outro português no «tatami» foi João Fernando, 20.º da hierarquia de -81 kg, eliminado pelo russo Khasan Khalmurzaev (86.º).

Antes, na sexta-feira, Maria Siderot acabou em quinto lugar em -52 kg, enquanto Telma Monteiro (-57 kg) foi eliminada ao primeiro combate. A icónica judoca está a regressar à competição, recuperada de uma lesão no joelho.

Por sua vez, Rodrigo Lopes foi também eliminado, em -60 kg, diante do cazaque Yeldos Smetov.

Este domingo, Jorge Fonseca, bronze em Tóquio2020, competirá em -100 kg, ficando isento na primeira ronda.

O Grand Slam do Cazaquistão é a penúltima prova de qualificação antes do Campeonato do Mundo, que decorrerá em Abu Dhabi de 19 a 24 de maio.